Ananda Cia de Dança Contemporânea
A Cia Ananda foi fundada em 2017 pela dançarina e coreógrafa Anamaria Fernandes, juntamente com 20 outros artistas. Foi projeto de extensão da UFMG até o ano de 2020. Desde 2021 a Cia se configura como um coletivo de artistas que promove múltiplas atividades: espetáculos de dança contemporânea, oficinas temáticas, formações, palestras e criações de filmes. Todas essas ações compartilham uma abordagem artística comum: a estética da diferença, a estética da diversidade. Através de seu trabalho de criação e oficinas, a Cia Ananda funda sua pesquisa e ações em torno da investigação gestual e vocal, da autoralidade, da noção do encontro, da diversidade, do compartilhamento e da acessibilidade. Ela confere uma atenção especial aos públicos que enfrentam dificuldades de acesso à direitos sociais e culturais fundamentais.
Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados
O Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados foi formado em 2002 por meio do trabalho da atriz Juliana Barreto nas oficinas de teatro, em Centros de Convivência da Rede Pública de Saúde Mental de Belo Horizonte. Desde então, os atores, usuários deste serviço, desenvolvem pesquisa na área teatral e audiovisual. O trabalho busca, na prática teatral, aliada a pesquisas e estudos da verdade de cada usuário, um novo campo de criação. A partir da perspectiva e da lógica delirante, que oferta a psicose, é permitido o fazer artístico por parte de cada um dos integrantes dentro de sua lógica.
O encontro entre Cia Ananda e Sapos e Afogados
A parceria entre a Cia Ananda e o Sapos e Afogados se inicia em 2020 em um debate promovido pelo Seminário Acessa BH, onde Anamaria Fernandes, Juliana Saúde, Oscar Capucho e Viviane de Cassia, debatiam sobre “O que pode o corpo?”. Desde então, Anamaria e Juliana começaram a pensar num espetáculo para unir os dois grupos, numa composição que entrelaça a dança e o teatro, com dramaturgia de João Santos.
Direção: Anamaria Fernandes e Juliana Barreto Dramaturgia: João Santos Atrizes e atores (Núcleo de Criação e Pesquisa Sapos e Afogados): Bete Flores, Emilha Marques, Imaculada Fraga, Lydia Ramos, Maria Neném Gualberto, Michelle Guedes e Rogério Gomes e Theo Antolin Dançarinas e dançarinos (Ananda Cia de Dança Contemporânea): Duna Dias, Eduardo Henrique, Jo Caravelli, Juliana Cancio, Luana Magalhães, Natália Candido, Oscar Capucho e Samuel Carvalho Produção Executiva: Samuel Carvalho Assistência de produção: Luana Magalhães Edição: Gilberto Goulart Captação de Imagens: Luísa Machala Músico: Pedro Sergio Thomas Criação e técnico de Luz: Wellington Santos Direção de figurino: Juliana Barreto Artista visual: Julia Abdalla Gestão de Redes: Jo Caravelli, Juliana Barreto e Samuel Carvalho