“Escuta” convida o público a redescobrir a escuta, algo tão raro nos dias de hoje. Através de jogos de improvisação, um grupo de mulheres se dedica a ouvir atentamente os movimentos umas das outras, reverberando o que ouvem em seus próprios corpos e, assim, criando, alternando e amplificando diálogos, como se resgatasse palavras silenciadas. Num fluxo contínuo de reflexos, ecos, repetição e construção de novos gestos, essas mulheres mostram que se escuta não só com os ouvidos, mas também com os olhos, com a pele e com a alma. Em comunhão, essas mulheres nos lembram que escutar é simples, desde que haja o desejo de ouvir.
A Kinesis é um espaço de aprendizagem e criação em dança, fundado em dezembro de 2017, pela pedagoga, bailarina e psicanalista, Renatha Maia. A base do trabalho é a improvisação, desenvolvida a partir de um método próprio, que incentiva mulheres adultas a se expressarem, de maneira autoral, por meio da dança. Desta forma, a Kinesis tem se firmado como espaço democrático e ético, que acolhe as subjetividades das
mulheres e acredita que, independentemente de seu biotipo e sua história, cada uma tem sua própria dança.
Em 2022, esse trabalho deu um passo além e resultou na estreia de sucesso da Kinesis Companhia de Dança, que aprofunda as pesquisas em improvisação desenvolvidas no espaço.