Recitada em festivais na antiguidade por séculos e matéria-prima essencial para a educação no mundo grego, a Ilíada é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental. Texto que integra o repertório da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada pelo diretor Octavio Camargo em 1999, no Paraná.
Nesta apresentação, dois momentos da Guerra de Troia são interpretados em sequência pelos atores. O Canto 1, por Daniel Dantas, narra o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações, e o Canto 20, por Letícia Sabatella, o retorno triunfal do heroi Aquiles ao campo de batalha.
A Cia Iliadahomero de Teatro, criada em 1999 por um grupo de artistas paranaenses e dirigida por Octavio Camargo, tem por objetivo a encenação do texto integral da Ilíada e da Odisseia de Homero na tradução de Manoel Odorico Mendes, e de outras obras literárias de interesse universal. Nestes 25 anos de atividade a companhia apresentou os cantos homéricos nos mais diversos espaços: em bibliotecas, escolas, museus, universidades, teatros, bares, ruas e praças no Brasil, Portugal, Grécia, Alemanha, Holanda e Irã.
Letícia Sabatella é uma atriz e cantora brasileira, que ingressou na rede Globo em 1991. Mineira, tem grande atuação política e social. Na televisão participou de Porto dos Milagres (2001), Carcereiros (2018/19) entre outros.
Daniel Dantas é um ator brasileiro que iniciou sua carreira no teatro, em 1975, como integrante do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, na peça “O Inspetor Geral”, de Nicolai Gogol. Na televisão participou de Um Anjo Caiu do Céu (2001), Um Lugar ao Sol (2021) além de outras novelas.